O que é DHCP e para que serve.

Quais as vantagens de virtualizar seus servidores
17 de abril de 2018
Controlador de Domínio Samba
17 de abril de 2018

O que é DHCP e para que serve.

O que é DHCP e para que serve

O que é DHCP e para que serve, permite atribuir um IP e outras configurações a computadores em uma rede. Em outras palavras, o DHCP permite que o endereço IP dos dispositivos ligados à rede sejam definidos de forma automática no momento em que os mesmos forem conectados à rede. A escolha do IP a ser dado a cada computador pode ser manual, automática ou dinâmica.

Na manual, há uma  tabela predefinida com os IP’s a serem associados a cada MAC. Esta tabela é previamente configurada no servidor de rede ou roteador da empresa pelo administrador de redes. Se somente MAC conhecidos forem associados a IP e nenhuma regra adicional for criada, computadores desconhecidos não receberão automaticamente um IP da rede, o que pode ser uma forma extra de dificultar o acesso à rede por pessoas não autorizadas.

O que é DHCP e para que serve

 

Exemplo de funcionamento do protocolo DHCP

Na atribuição dinâmica, a cada computador é dado um IP disponível, independente do MAC do mesmo.

É importante ressaltar que nem todos os periféricos que podem ser ligados a uma rede suportam o protocolo DHCP.

Nestes casos, o IP é associado de forma estática ao equipamento e, no servidor DHCP, deve ser reservado para que não seja associado a nenhum outro periférico que solicitar um IP.

Como via de regra, dispositivos de rede que não suportam DHCP tem por obrigação prover uma maneira para que o IP seja configurado diretamente no mesmo. Isto serve especialmente para firmware de dispositivos electrónicos mais limitados ou com configurações mais simples como relógios de ponto, alguns celulares ou outros dispositivos que usem redes sem fio.

Este artigo é uma referência e créditos de https://www.palpitedigital.com

Publicar Agora!

Deixe uma resposta

×
Como posso lhe ajudar?