Seu site é seguro? A importância do certificado SSL!
26 de junho de 2018
5 motivos porque a sua empresa deve ter um site
28 de junho de 2018

hreflang práticas para SEO Internacional

 

hreflang  práticas para SEO Internacional, sonha em fazer o seu site e negócio prosperar no cenário internacional? Existem uma série de práticas e diretrizes que devem ser seguidas com a finalidade de melhor comunicar aos robôs dos buscadores de busca quais páginas mostrar a um dado usuário, levando em consideração seu idioma e localização. Isso se faz necessário, até pra gerar uma experiência mais positiva para o usuário, uma vez que este vai estar em contato com um conteúdo em idioma que ele domine.

hreflang  práticas para SEO Internacional

Para sites que tem mais de uma página em diferentes línguas, é necessário exibir o conteúdo para o público do local certo. Dessa maneira, é possível indicar aos mecanismos de busca qual idioma e região devem exibir.

 

Porém, é necessário realizar a otimização para os robôs de busca poderem ler com mais clareza seu domínio em diversas regiões e idioma.

 

Um fato importante, antes de falar que otimizações são essas, é que isso não é um fator de ranqueamento do Google. Por outro lado, se feito de maneira errada, você pode estar duplicando seu conteúdo, exibindo para o público e local errado, com o idioma errado. Dessa maneira, seu bounce rate ( taxa de pessoas que entram e saem da página) estará aumentando.

 

Existem basicamente três melhores práticas para variação multilinguística e multiregional no SEO:

 

  1. O endereço da URL que seu domínio usa;
  2. O atributo Hreflang;
  3. O conteúdo produzido para o público em relação a sua localidade e dialeto.

 

O conteúdo de diversos site são apenas variações de suas línguas originais. Isso torna pouco relevante aspectos como cultura, economia e ambiente local.

 

De fato, o conteúdo relevante internacional tem que ser mais bem elaborado e planejado quando se pensa em atingir outros mercados fora do seu país origem.

 

No momento que é possível ter um conteúdo relevante, o próximo passo é fazer os mecanismos de buscas entenderem qual linguagem e território devem ser exibidos. Para isso os dois próximos critérios são relevantes para essa compreensão e assim otimizar a indexação dos buscadores.

 

Estrutura das URL

A URL é o fator mais importante para o crawler entender o país e idioma de um site. Por isso, é importante entender como cada estrutura influencia o comportamento do robô.

Uma URL pode possuir country code top-level domain (ccTLD), subdomínio ou subdiretório. Para cada caso é possível visualmente entender a qual território pertence.

 

  • ccTLD: essas URLs apresentam uma identificação do país após a marca. Por exemplo: domínio.br
  • Subdomínio: o indicativo de região vem antes da marca. Assim como: br.dominio.com
  • Subdiretório: nesse caso é indicado a região em outro nível. Por exemplo: dominio/br

 

Os mecanismos de busca, os Search Engines entendem cada um desses casos de maneiras diferentes: boas e ruins.

 

Para o primeiro caso, ccTLD, é o mais fácil de um robô entender a linguagem e a região que um website irá ranquear. Porém, é importante destacar que esse é o ponto de vista tecnológico. Entretanto, sob a ótica da autoridade, o compartilhamento de juice com as outras páginas em países diferentes não irá acontecer. O que pode ser ruim, pois irá ser gasto um trabalho de link building para todos domínio existentes em diversos países.

 

Para o uso de subdomínio, irá ser ruim para todo SEO. Os  mecanismos de buscas dificilmente irão entender a estrutura como um domínio só em vez de dois. Por exemplo: br.dominio e dominio.com. Outro ponto será o decréscimo de autoridade que irá causar esse subdominio. De fato essa é a pior maneira de fazer uma URL quando se trata de internacionalizar um site.

 

Por último, e sim ,o mais importante, o uso do subdiretório é o ideal quando se pensa em um trabalho focalizado em link building. Apesar de não ser tão bom quanto o ccTLD para leitura dos search engines, ainda sim é possível usar o atributo Hreflang para ajudar a identificação de território e língua..

 

Atributo Hreflang

Esse atributo é usado para mostrar aos mecanismos de busca as variações linguísticas e a região que serão mostrados nas pesquisas. A forma do código é:

 

<link rel=”alternate” href=”https://www.linuxtec.com” hreflang=”en-us” />

O Hreflang  tem duas entradas: o idioma do site e o país que ele será exibido. Porém, somente o idioma é obrigatório.

 

No exemplo acima temos um domínio que apresenta o idioma inglês que será exibido no território americano.

 

Essas especificações de língua é usado no formato da ISO 639-1 e de região na  ISO 3166-1 Alfa 2 por padrão.

 

Atualmente, o Google e o Yandex entendem o atributo Hreflang, enquanto o Bing entende uma meta location.

 

Exemplo:

 

URL A :  https://www.linuxtec.com.br/   (domínio brasileiro)

 

URL B: https://www.linuxtec.com/usa    (domínio americano)

 

Na URL A caso eu queira exibir ela no Brasil e dizer que o idioma está em português, deveria estar com o atributo Hreflang da seguinte maneira:

 

<link rel=”alternate” href=”https://www.linuxtec.com.br” hreflang=”pt-br” />

<link rel=”alternate” href=” https://www.linuxtec.com/usa” hreflang=”en-us” />

 

Repare que no código da URL A deve conter a variação do site. Assim como será na URL B:

 

Hreflang X-default

Existem páginas que tem conteúdo que podem ser exibidos em diversos países ou que simplesmente apontam para qual idioma você pode escolher.  Nesses casos é interessante dizer ao google que ele pode exibir em qualquer segmentação. O exemplo do atributo ficaria:

 

<link rel=”alternate”  href=”https://www.linuxtec.com.br” hreflang=”x-default” />

 

É possível também apenas dizer qual idioma que seu conteúdo está exibindo, sem especificar o país destino. Com isso, é possível, por exemplo, exibir seu site em outro país que fale a mesma língua. Melhor exemplo para isso é a exibição em português e o resultado sendo exibido em Portugal. O exemplo do atributo ficaria:

 

<link rel=”alternate” href=”https://www.linuxtec.com.br” hreflang=”pt” />

 

Onde o Atributo Hreflang vai

Existem 3 opções para poder inserir esses atributos:

 

 

  • No código fonte da página: inserir no padrão mostrado acima, na head do código;
  • No cabeçalho HTTPS;
  • No SItemaps.

 

 

Por que usar Hreflang em vez de Canonical

O atributo canonical é usado quando se tem uma variação ou até mesmo duplicidade de conteúdo. Para internacionalização não é válido usar, dado que o correto é a exibição do conteúdo no idioma e local correto, o que o canonical não consegue dizer ao robô.

 

Erros comuns na implementação do Hreflang

 

  • Erro de vinculação das páginas, quando uma página A é referenciada a B, é necessário que B indique  A também.
  • Erro no uso dos códigos de idioma e região, para evitar esse erro use a ISO 639-1 para idioma e a ISO 3166-1 Alfa 2 para região.
  • Evite usar apenas o idioma, senão existe chance de aparecer em resultados não relevantes em outros países;

O Segredo

O segredo do hreflang nada mais é do que o core do que o Google prega: relevância para o usuário. É de fundamental importância que se implemente corretamente tecnicas como a do hreflang para trazer ao usuário toda a magia que somente um conteúdo relevante no idioma certo, consegue proporcionar.

 

 

Créditos e fonte: http://www.seomaster.com.br/blog/hreflang-e-o-seo-internacional

Publicar Agora!

Deixe uma resposta

×
Como posso lhe ajudar?