Vamos entender como a Geração de conteúdo para websites e redes sociais é importante e necessária, Se você digitar no Google praticamente qualquer frase agora um número aparentemente interminável de resultados de pesquisas irá aparecer imediatamente, por causa da geração de conteúdo.
Então, milhões de artigos e posts de blog estão prontos para responder a qualquer pergunta que você possa imaginar.
Isso é ótimo para os leitores, mas nem sempre é ótimo para empresas e marcas que estão tentando criar um ótimo conteúdo de websites e redes sociais que se destaque entre os concorrentes.
Há boas notícias, no entanto: não há controle de qualidade quando se trata do que as pessoas podem publicar on-line.
Portanto, embora haja milhões de artigos, talvez apenas três ou quatro sejam bons em um único assunto.
Como resultado, há muito mais conteúdo ruim do que um bom conteúdo por aí.
Por isso, se você fizer um trabalho de alta qualidade na geração de conteúdo, será fácil se posicionar de forma positiva na internet.
Em função disso, separamos algumas dicas para a criação de conteúdos para websites e redes sociais que vão lhe ajudar a se destacar.
Dicas de geração de conteúdo para websites
As pessoas utilizam bastante os mecanismos de buscas para se informar sobre determinados assuntos.
Por esse motivo, é necessário que o seu negócio tenha um blog e trabalhe na geração de conteúdo dele.
Abaixo trazemos as principais recomendações referentes a conteúdos de qualidade.
Precisa ser verdadeiro
Alguma vez você já leu um artigo prometendo ensinar a você como fazer alguma coisa e, uma vez terminado, você ainda era deixado no escuro?
Talvez você tenha entendido a importância de usa o Google Ads, mas não sabe como utilizá-lo, por exemplo.
Esse tipo de conteúdo não manterá os leitores em seu site por muito tempo.
Um conteúdo verdadeiro, será altamente valorizado. Então, seja verdadeiro e cumpra o que é recomendado.
Você pode usar tutoriais passo a passo, vídeos, imagens e descrições detalhadas para orientar os usuários em uma ideia.
Utilize dados
Alguma vez você já leu uma postagem no blog que fez grandes reivindicações sobre alguma nova técnica ou teoria surpreendente e você não acreditou?
Há uma boa chance de você se sentir assim porque o artigo ou o autor não parecem confiáveis.
Isso pode ter acontecido porque eles não vincularam a fontes ou estatísticas confiáveis para fazer suas reivindicações.
Logo, é importante que você utilize dados na geração de conteúdos para websites para transmitir confiança para os leitores.
Originalidade é importante
Outra dica importante é que os conteúdos devem ser originais, pois o Google penaliza o ato de copiar e colar artigos de outros sites.
É claro que você pode ler blogs de referência sobre o seu nicho e partir de aí fazer os seus conteúdos.
Entretanto, fazer cópia nunca é uma boa prática, já que isso prejudica diretamente o ranqueamento do seu blog nos mecanismos de buscas, principalmente o Google.
Trabalhe a otimização
A otimização do conteúdo é necessária para ajudar no posicionamento da sua página.
Dentro dessa realidade, é extremamente válido que você faça pesquisa de palavras chaves e as incorporem dentro do seu conteúdo de forma natural.
Dicas de geração de conteúdo para redes sociais
As redes sociais têm sido um benefício para profissionais de marketing e equipes de vendas que usam conteúdo para promover ou engajar clientes em potencial.
A chave para ser notado nas mídias sociais e ganhar a atenção do seu público-alvo é criar conteúdo de blog “ultra compartilhável”.
Mais fácil falar do que fazer, certo? Por isso separamos algumas dicas que vão lhe ajudar.
Aprenda o que é importante para seu público
As pessoas usam as redes sociais para expressar quem são, construir sua marca pessoal e se conectar com outras pessoas.
Por causa disso, o conteúdo que as pessoas compartilham nas redes sociais nos dá uma pista sobre o que é importante para elas.
Infelizmente, a maioria das pessoas não vai se apaixonar pelo produto que você está vendendo ou pelo serviço que está oferecendo.
No entanto, eles podem ser apaixonados pelos resultados que o seu produto pode oferecer.
Se você puder criar conteúdo que ilustre o que é realmente importante para seu público, você encontrará sucesso.
Para encontrar esses insights, pratique a escuta social por conta própria ou através da variedade de ferramentas (gratuitas e pagas) disponíveis.
Monitore palavras-chave no Twitter, hashtags no Instagram, conversas no Facebook e discussões no LinkedIn, por exemplo.
Crie um Conteúdo Útil
Uma vez que você saiba que tipo de conteúdo seu público gosta ou é apaixonado, pegue essa informação e crie algo interessante
Você pode fazer isso desenvolvendo algo que eduque, interesse ou entretenha seu público.
Por exemplo, o público de uma agência de recrutamento é formado por executivos de nível gerencial e diretor que tomam decisões sobre contratação.
Um ponto doloroso que muitos desses profissionais enfrentam é manter os melhores talentos.
Uma empresa de recursos humanos poderia criar um e-book sobre a retenção de funcionários e oferecê-lo a clientes em potencial como uma peça de conteúdo educacional.
Esse conteúdo é útil porque ensina o público sobre algo importante para ele e pode afetar o desempenho de seu trabalho.
Se o conteúdo provou ser útil, eles podem compartilhar com outras pessoas em sua empresa, conexões do setor e em suas redes sociais.
Outro tipo de conteúdo que geralmente é compartilhado nas redes sociais é o de entretenimento.
Todo mundo gosta de rir ou sorrir de vez em quando! Se você pode fazer alguém rir (ou chorar), você está aproveitando as emoções genuínas de seu público e isso é importante na geração de conteúdo.
Realmente explore o que seu público está falando e descubra que tipo de conteúdo eles compartilham, onde compartilham e com que frequência compartilham.
Com essas informações, você poderá criar uma peça de conteúdo que fala sinceramente com seu público.
Agora é só colocar em prática as nossas dicas de geração de conteúdo para websites e redes sociais, logo você vai perceber os resultados no seu negócio.