Qual protocolo de E-mail devo utilizar POP ou IMAP?

Compartilhar agora nas suas mídias sociais

Vejo que muitos usuários fica em dúvida de qual protocolo de e-mail utilizar na configuração de um cliente de e-mail, seja ele Outlook ou Thundebird.

 

Qual protococo realmente devo utilizar e quais as suas diferenças?

 

Protocolo POP

 

Com este protocolo definido nas configurações de sua conta, as mensagens são baixadas diretamente para a sua máquina, exigindo você a fazer sempre um backup das mensagens seja ele em pendrives ou em outras mídias, também tem uma opção de você guardar uma cópia por um determinado prazo nas configurações de seu cliente de e-mail, mais é determinante  você saber que, com as configurações POP , somente são baixado as mensagens da sua caixa de entrada, POP não baixa ou faz sincronismo de pastas criadas localmente em sua máquina.

Ponto positivo de se utilizar POP, mesmo sem conexão com a internet, é possível acessar a sua caixa de e-mail local, pois o protocolo POP baixa as mensagens para a sua máquina.

Ponto negativo em utilizar POP, o e-mail deve ser devidamente configurado para fazer uma retenção de mensagens no servidor e fazer backups das mensagens locais na máquina.

 

Protocolo IMAP

 

Com o protocolo IMAP, as mensagens fica em constante sincronismo com o servidor de e-mail, garantindo sempre uma cópia fiel de seus e-mails no servidor, também é possível com o protocolo IMAP, configurar ele em diversos computadores e dispositivos móveis diferentes, Ex: Você pode configurar o mesmo e-mail no seu computador e celular.

 

Ponto positivo em utilizar IMAP,  Flexibilidade nos acessos, utilização de WEBMAIL mesmo tendo outros dispositivos utilizando a conta em tempo real, sincronismo em tempo real das mensagens recebidas e pastas criadas na sua máquina.

 

Ponto negativo em utilizar IMAP,  Trafego maior na rede interna, por se tratar da sua caixa postal ficar em constante sincronismo, porém pode ser corrigido esta consulta para que a cada determinado tempo ele faz o sincronismo, sugiro 5 minutos para um novo sincronismo.

 

 

 

 

Deixe uma resposta